Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7581
Título: Educação escolar em desencanto? Impactos da lógica empresarial para a precarização do trabalho docente.
Autor(es): Martins, Larissa Silva
Palavras-chave: Precarização docente
Educação privada
Lógica empresarial
Racismo institucional
Data do documento: 3-Jun-2025
Citação: MARTINS, L. S. (2025)
Resumo: Este trabalho busca analisar criticamente a precarização do trabalho docente, vivenciado em uma escola particular, considerando aspectos como desvios de função, baixos salários, cobranças excessivas e relações de poder. Por meio de um estudo de caso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e crítico-reflexiva, unindo a vivência da autora, enquanto professora em formação e início de carreira, à fundamentação teórica. Desse modo, o estudo dialoga com teóricas/os como Romanowski e Martins (2013), Huberman (1992), Mészáros (2008), Saviani (2007), Freire (2013), Carvalho (2019), González (2020) e hooks (2013), entre outras/os, que discutem a exploração do trabalho docente, a mercantilização da educação e questões étnico- raciais no chão da escola e para além do ambiente escolar, refletindo sobre como essas dinâmicas afetam a prática pedagógica e a construção da identidade profissional. Parto da hipótese que as condições precárias de trabalho impactam diretamente a atuação docente e os propósitos do ensino, expondo as contradições entre a formação idealizada e a realidade imposta pelo mercado educacional neoliberal, em que a lógica empresarial promove um processo de educação em desencanto, ao se sobrepor à valorização docente e à elaboração de um ensino de qualidade, que cumpra a função social da educação e explore o seu potencial transformador.
Descrição: MARTINS, Larissa Silva. Educação escolar em desencanto? Impactos da lógica empresarial para a precarização do trabalho docente. 2025. 25f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7581
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Silva Martins.pdf2025_art_lmartins.pdf256,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.