Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7619Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Oliveira, Jaqueline dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-27T13:26:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-27T13:26:08Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, J. S. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7619 | - |
| dc.description | OLIVEIRA, Jaqueline dos Santos. Instrumentos de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil: reflexões acerca das práticas de docentes. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês – Bahia. A pesquisa teve como objetivo investigar os instrumentos de avaliação da aprendizagem utilizados pelas docentes em escolas de Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Santo Amaro - Ba. Participaram do estudo 5 (cinco) docentes, sendo 2 (duas) de uma escola e 3 (três) de outra. A pesquisa de natureza qualitativa, utilizou o questionário como técnica de coleta de dados. As docentes mostraram que compreendem a importância da avaliação na Educação Infantil, reconhecendo-a como prática continua que objetiva diagnosticar os alcances, dificuldades e necessidades dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. As professoras também sinalizaram que diversificam os instrumentos avaliativos, utilizando jogos, as produções livres das crianças, portfólios e registros de observação. Entretanto, enfrentam desafios, como turmas superlotadas, crianças com baixa frequência às aulas, o pouco envolvimento das famílias na vida escolar. Dessa forma, espera que esse trabalho, de caráter exploratório, possa contribuir com o debate sobre práticas avaliativas na Educação Infantil. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil - Santo Amaro (BA) | pt_BR |
| dc.subject | Professores de educação infantil | pt_BR |
| dc.title | Instrumentos de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil: reflexões acerca das práticas de docentes | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_arti_jaquelineoliveira.pdf | 2025_arti_jaquelineoliveira.pdf | 589 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.