Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7619
Título: Instrumentos de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil: reflexões acerca das práticas de docentes
Autor(es): Oliveira, Jaqueline dos Santos
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educação infantil - Santo Amaro (BA)
Professores de educação infantil
Data do documento: 4-Jun-2025
Citação: OLIVEIRA, J. S. (2025)
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês – Bahia. A pesquisa teve como objetivo investigar os instrumentos de avaliação da aprendizagem utilizados pelas docentes em escolas de Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Santo Amaro - Ba. Participaram do estudo 5 (cinco) docentes, sendo 2 (duas) de uma escola e 3 (três) de outra. A pesquisa de natureza qualitativa, utilizou o questionário como técnica de coleta de dados. As docentes mostraram que compreendem a importância da avaliação na Educação Infantil, reconhecendo-a como prática continua que objetiva diagnosticar os alcances, dificuldades e necessidades dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. As professoras também sinalizaram que diversificam os instrumentos avaliativos, utilizando jogos, as produções livres das crianças, portfólios e registros de observação. Entretanto, enfrentam desafios, como turmas superlotadas, crianças com baixa frequência às aulas, o pouco envolvimento das famílias na vida escolar. Dessa forma, espera que esse trabalho, de caráter exploratório, possa contribuir com o debate sobre práticas avaliativas na Educação Infantil.
Descrição: OLIVEIRA, Jaqueline dos Santos. Instrumentos de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil: reflexões acerca das práticas de docentes. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7619
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_arti_jaquelineoliveira.pdf2025_arti_jaquelineoliveira.pdf589 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.