Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/8183
Título: Espectro autista e a educação: uma análise dos desafios e possibilidades na educação pública infantil na comunidade de boa-fé em Redenção (CE)
Autor(es): Silva, Maria Iara de Lima
Palavras-chave: Autismo
Deficência
Práticas pedagógicas
Transtorno do espectro autista
Data do documento: 27-Nov-2025
Citação: SILVA, M. I. L. (2025)
Resumo: Neste projeto de pesquisa, proponho investigar a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Meu objetivo geral é analisar as dificuldades e as possibilidades da inclusão desses estudantes na escola pública infantil SEI Ricardo Ferreira de Castro, localizada na comunidade de Boa-Fé, em Redenção (CE). Para isso, busco mapear os recursos e as práticas pedagógicas adotadas pela instituição; identificar as dificuldades e possibilidades percebidas por professores, gestores e familiares; verificar a percepção dos responsáveis sobre a qualidade da inclusão ofertada; e sugerir práticas pedagógicas que fortaleçam o processo inclusivo no contexto da educação infantil. Desenvolverei a pesquisa por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a proposta de pesquisa participante, o que me permitirá vivenciar o cotidiano escolar e compreender, junto aos participantes, como ocorre a inclusão de crianças com TEA. O estudo será realizado na SEI Ricardo Ferreira de Castro, com a participação de professores, coordenação pedagógica e familiares de estudantes diagnosticados com autismo. A coleta de informações será realizada por meio de observação sistemática da rotina escolar, análise documental do Projeto Político-Pedagógico e dos planejamentos, entrevistas semiestruturadas e uma roda de conversa. Após a coleta, organizarei e analisarei os dados considerando os desafios que dificultam a inclusão e as possibilidades que a favorecem, assegurando o sigilo, a preservação da identidade dos participantes e o uso das informações exclusivamente para fins acadêmicos.
Descrição: SILVA, Maria Iara de Lima. Espectro autista e a educação: uma análise dos desafios e possibilidades na educação pública infantil na comunidade de boa-fé em Redenção (CE). 2025. 26f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/8183
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) - Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Iara BHU DEPÓSITO-1.pdf2025_pp_midelsilva.pdf351,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.