Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/849
Título: Homo diplomaticus: vocação para a diplomacia: um estudo sobre a carreira diplomática e o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco
Autor(es): Bomfim, Illana Ribeiro
Palavras-chave: Diplomacia
Relações exteriores - Brasil
Racismo - Brasil
Instituto Rio Branco
Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco - Crítica e interpretação
Data do documento: 5-Jun-2018
Citação: BOMFIM, I. R. (2018)
Resumo: O presente trabalho analisa o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa Prêmio de Vocação para a Diplomacia e o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, buscando entender o motivo pelo qual a palavra vocação se faz tão presente quando o assunto é a carreira diplomática no Brasil, pensando na sua construção, principalmente na sua forma de seleção nos tempos do Império, em que apenas os integrantes da nobreza faziam parte do Serviço Exterior, e como a imagem que foi socializada coletivamente sobre o homo diplomaticus é uma construção que privilegia alguns em detrimento de outros em um país constituído em sua história por exploração e abandono social do povo negro, estes que são corpos ainda pouco vistos como possíveis de ocupar níveis sociais mais altos, a exemplo da diplomacia, mesmo com o acesso à carreira sendo democratizado através do concurso e da ação afirmativa. Desta forma, buscou-se também narrar o contexto sociorracial do país e a importância da manutenção e melhoria da ação afirmativa para a desconstrução do “lugar do negro” e a inserção deste na instituição que tem como responsabilidade a representação do povo de seu país perante outras nações no cenário internacional.
Descrição: BOMFIM, Illana Ribeiro. Homo diplomaticus: vocação para a diplomacia: um estudo sobre a carreira diplomática e o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/849
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_ibomfim.pdf999,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.