Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/886
Título: A presença negra em Aratuba
Título(s) alternativo(s): memórias e práticas de cura
Autor(es): Silva, Mayara Martins de Lima
Palavras-chave: Negros - Brasil - Condições Sociais
Rezadeiras
Negros - Aratuba - Ce
Memórias
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, M. M. L (2018)
Resumo: Esta dissertação é um estudo sobre a participação negra na formação social de Aratuba, cidade interiorana do Ceará. No qual se enfatiza a significância das matrizes africanas na construção da cultura cearense, ao abordar as permanências de manifestações culturais no Maciço de Baturité, do qual Aratuba faz parte. Tem como ponto de partida a investigação histórica da presença negra no Estado do Ceará, buscando identificar espaços e experiências de manifestações de cultura negra em Aratuba para investigar as contribuições na formação social da região do Maciço de Baturité e, consequentemente, do Estado, problematizando a relação entre o negro e a escravidão, a construção identitária negra dentro de religiões de matrizes africanas, isto é, a permanência da cultura negra no ofício das rezadeiras e rezadores de Aratuba. A análise parte do pensar das diversas identificações dos indivíduos, desvinculado de conceitos ocidentais, dando visibilidade às sensibilidades, subjetividades e traços culturais com uma postura crítica e racional diante do estudo da formação identitária aratubense. Com isso não se objetivou quantificar a presença africana nessa cidade, mas dar visibilidade à presença do negro na fragmentação de identidades neste período de plena globalização, através das religiões de matrizes africanas, no hibridismo a partir da relação com o cristianismo, nas tradições preservadas para as gerações futuras. Foram estas permanências visíveis na sociedade que nos fizeram conhecer através da sabedoria oral e pesquisas bibliográficas as persistências culturais que representam traços da presença e da cultura negra.
Descrição: SILVA, Mayara Martins de Lima. A presença negra em Aratuba: memórias e práticas de cura. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Instituto Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/886
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Mayara Martins de Lima Silva.pdf2018_mmlsilva.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.