Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/943
Título : Análise de viabilidade econômica de um sistema fotovoltaico conectado a rede na fazenda Mirassol
Autor : Veras, Caio Kerson Oliveira
Palabras clave : Energia Solar-sistema fotovoltaico
Atividade Rural
Dimensionamento
Análise de viabilidade
Fecha de publicación : 2017
Citación : VERAS, C. K. O. (2017)
Resumen : A crise energética e a busca por um mundo equilibrado têm despertado o interesse em outras fontes de energias renováveis como alternativa para um mundo mais sustentável. Nessa perspectiva, a energia solar fotovoltaica vem ganhando cada vez mais espaço em regiões que apresentam radiação solar abundante, principalmente na região nordeste do Brasil. Neste trabalho foi realizado um estudo de viabilidade econômica para instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede na Fazenda Mirassol, localizada na região do Maciço de Baturité, em Acarape – CE. A unidade consumidora se enquadra no grupo B, série B-2, que exerce atividade rural e cooperativa de eletrificação rural. O sistema foi dimensionado baseado na necessidade de se reduzir o consumo médio mensal de 10.465 kWh. A geração do sistema fotovoltaico foi estimada ao longo da vida útil, no qual pode-se observar que em alguns meses a geração foi maior do que o consumo da propriedade, acarretando em geração de créditos que poderão ser utilizados para reduzir o consumo no período tarifário rural irrigante (RI). Através de dois estudos de caso, denominados Caso A e Caso B, será realizada uma análise de compensação dos créditos gerados e os impactos econômicos obtidos. O Caso A é dividido em três cenários: o primeiro cenário, considerou-se o não uso dos créditos gerados; no segundo e terceiro cenário, respectivamente, sem e com o uso do fator de ajuste para compensar os créditos no período tarifário RI. Já no Caso B, analisou-se o mesmo consumo, mas em outro tipo de cliente, que se enquadra no grupo B1 (residencial). Ademais, realizou-se um estudo da viabilidade econômica do projeto para os dois casos, baseados nos valores tarifários de energia elétrica da concessionária local e na produção de energia elétrica esperada pelo o sistema fotovoltaico conectado à rede ao logo da vida útil. Em adicional, foram realizados quatro métodos de análises de investimentos: o VPL (Valor Presente Líquido), a TIR (Taxa Interna de Retorno) e os Payback’s simples e descontado. Após a análise de viabilidade, verificou-se que em nenhum dos cenários do Caso A, o investimento é viável, apresentando um déficit no último ano de vida útil do sistema. No entanto, para o Caso B, o projeto é economicamente viável, com um retorno de investimento em 5 anos e 6 meses de operação do sistema fotovoltaico, resultando em um ganho estimado em 25 anos de R$ 489.051,01.
Descripción : VERAS, Caio Kerson Oliveira. Análise de viabilidade econômica de um sistema fotovoltaico conectado a rede na fazenda Mirassol. 2017. 144 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2017
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/943
Aparece en las colecciones: Monografia - Engenharia de Energias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Caio Kerson Oliveira Veras.pdf2017_mono_ckoveras.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.