Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/952
Título: Blendas de bagaço de cana - de - açúcar
Título(s) alternativo(s): caracterização das propriedades e investigação da viabilidade técnica
Autor(es): Ponte, Marcelo Rodrigues
Palavras-chave: Sustentabilidade
Resíduos agrícolas
Briquetes
Energia
Data do documento: 2017
Citação: PONTE, M. R. (2017)
Resumo: O bagaço de cana-de-açúcar não pode mais ser encarado como resíduo, mas sim como um insumo. Levando-se em consideração o potencial do bagaço, este estudo teve como objetivo agregar valor a ele, através da mistura com outros subprodutos agrícolas: a poda da mangueira e do cajueiro. Para isto, todo o material passou por etapas de caracterização in natura, verificando-se: poder calorífico superior, densidade, umidade, análise imediata, análise elementar, análise termogravimétrica e formação de blendas com frações mássicas variadas. Por uma análise quantitativa e qualitativa, a partir das blendas formadas, verificou-se quais apresentaram melhores condições para formação de briquetes, ou seja, um produto que sofre um processo de transformação no qual se compacta o material. As frações das blendas de Cana:Mangueira (50%:50%), Cana:Cajueiro (50%:50%) e Cana:Cajueiro:Mangueira (50%:25%:25%) foram utilizadas na produção dos briquetes. Por fim, dos materiais densificados, verificou-se as suas características energéticas e de resistência mecânica, comparando-as com o bagaço de cana in natura. A densidade energética do briquete de Cana:Mangueira aumentou de 1,79 para 13,55 kJ/cm3, em relação ao material não compactado, apresentando uma resistência mecânica de 0,563 MPa; a do briquete de Cana:Cajueiro variou de 1,97 para 12,75 kJ/cm3, com uma resistência mecânica de 0,479 MPa; a do briquete de Cana:Cajueiro:Mangueira variou de 2,46 para 12,18 kJ/cm3, com uma resistência de 0,419 MPa; o briquete de bagaço de cana sem mistura teve sua densidade energética ampliada de 1,25 para 13,22 kJ/cm3, com uma resistência mecânica de 1,022 MPa. De modo geral, a indústria sucroalcooleira, não obstante a sua extensa produção de bagaço de cana, também possui como opção promover a mistura deste bagaço com podas de cajueiro e mangueira para formação de briquetes e obtenção de energia em forma de calor.
Descrição: PONTE, Marcelo Rodrigues. Blendas de bagaço de cana - de - açúcar: caracterização das propriedades e investigação da viabilidade técnica. 2017. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2017
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/952
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Engenharia de Energias - UNILAB2017 - Marcelo Ponte.pdf2017_mono_mrponte.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.