Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/953
Título: O lúdico no ensino de ciências naturais: contribuições no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Nascimento, Marília Moreno da Silva
Palavras-chave: Ciências (Ensino fundamental)
Modelos didáticos representacionais
Jogos didáticos
Data do documento: 2017
Citação: NASCIMENTO, M. M. S. (2017)
Resumo: Na aprendizagem no Ensino Fundamental II, principalmente o ensino de Ciências Naturais, o professor necessita desenvolver habilidades e competências que auxiliem o processo educativo dos alunos. É na busca de novas metodologias de ensino que se pode conseguir uma educação de qualidade que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades do educando. É relevante a importância de planejamentos coerentes, olhando o educando como um ser único, repleto de expectativas e curiosidades. A utilização de alternativas pedagógicas para o ensino de Ciências, como os modelos didáticos representacionais (MDRs) e os jogos didáticos, podem ser consideradas ferramentas que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de diferentes conteúdos relacionados à disciplina de Ciências Naturais, já que eles são considerados construções que nos possibilitam uma aproximação mais sistemática do objeto de estudo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver MDRs e jogos didáticos para auxiliar professores e alunos do ensino fundamental II no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Ciências Naturais. A atividade foi realizada nas aulas de Ciências em uma turma de 8º ano de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Redenção - Ceará. Inicialmente foi realizada uma pesquisa para elaboração dos MDRs e jogos a serem utilizados pelo professor. Os MDRs e jogos didáticos priorizaram os principais conceitos dos conteúdos considerados complexos e de difícil compreensão pelos alunos da disciplina de Ciências do 8o ano. Percebeu-se na aplicação das ferramentas didáticas uma compreensão abrangente sobre o conteúdo e uma clara relação entre a teoria e a prática. Trabalhar novas perspectivas didáticas em Ciências Naturais usando MDRs e jogos didáticos contribui de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem, devendo ser inseridas no cotidiano escolar.
Descrição: NASCIMENTO, Marília Moreno da Silva. O lúdico no ensino de ciências naturais: contribuições no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2017
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/953
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARILIA.pdf2017_mono_mmsnascimento.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.