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Título: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): qualidade da alimentação escolar no município de Lauro de Freitas - Bahia
Autor(es): Silva, Euleide Araújo
Palavras-chave: Merenda escolar - Lauro de Freitas (BA) - Controle de qualidade
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)
Data do documento: 14-Jul-2018
Citação: SILVA, E. A. (2018)
Resumo: O presente trabalho investiga como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é executado em conformidade com suas diretrizes, buscando o entendimento dos atores envolvidos (gestores e alunos), no ambiente escolar, em específico, nas Escolas Municipais de Lauro de Freitas/Bahia. Para realizar a análise da merenda escolar servida e a execução do programa, a metodologia utilizada foi um estudo qualitativo, na análise do PNAE; e quantitativo, na sistematização dos resultados de questionário aplicado para os alunos. Para o estudo também fez-se uso de entrevistas semi-estruturadas, com cinco gestores envolvidos com o Programa e aplicou-se um questionário de aceitabilidade dos pratos ofertados na escola para um total de vinte alunos do 3º e 7º ano das escolas da rede municipal. Constatou-se que a alimentação escolar tem sido aprimorada, estabelecendo mudanças significativas da trajetória da política pública. No município de Lauro de Freitas foi observada uma satisfação e uma aceitabilidade da alimentação servida nas escolas, porém precisando fortalecer a compra direta de alimentos através da agricultura familiar local, assim gerando desenvolvimento econômico e sustentável para os munícipes, com isso contribuindo para a promoção de novos comportamentos e hábitos alimentares dos alunos. Contudo os gestores passaram a ter uma compreensão da política pública (PNAE) e a importância do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), os alunos compreenderem a importância de uma alimentação saudável e o impacto para sua vida quando adulta.
Descrição: SILVA, Euleide Araújo. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): qualidade da alimentação escolar no município de Lauro de Freitas - Bahia. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/978
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

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