Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5926
Title: Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional
Authors: Silva, Jessica Renata Oliveira da
Keywords: Letramento Literário
Literatura
Sequência Didática
Inteligência Socioemocional
Issue Date: 10-Jul-2023
Citation: SILVA, J. R. O. (2023)
Abstract: Considerando a Literatura como um possível instrumento para o processo de desenvolvimento de uma educação socioemocional, objetivamos, neste trabalho, propor uma sequência didática que coloca o aluno como pensador crítico e questionador das próprias emoções. Buscamos introduzir uma Literatura que se torne relevante para o aluno e o permita enxergar a vida em outra perspectiva ao tentar entender a si e se colocar no lugar do outro. Para isso, utilizamos o conceito de Letramento Literário de Rildo Cosson (2006), para apresentarmos uma proposta de sequência didática baseada em Schneuwly e Dolz (2004). Pensamos em uma metodologia que permita a interação, reflexão e pensamento crítico que possa se relacionar à saúde emocional dos alunos. A proposta aponta para a importância do letramento literário e para aulas de Língua Portuguesa que possibilitem uma educação socioemocional.
Description: SILVA, Jessica Renata Oliveira da. Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional. 2023. 17f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5926
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica Renata Oliveira da Silva.pdf2023_art_jessilva.pdf173,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.