Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5926
Título: | Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional |
Autor(es): | Silva, Jessica Renata Oliveira da |
Palavras-chave: | Letramento Literário Literatura Sequência Didática Inteligência Socioemocional |
Data do documento: | 10-Jul-2023 |
Citação: | SILVA, J. R. O. (2023) |
Resumo: | Considerando a Literatura como um possível instrumento para o processo de desenvolvimento de uma educação socioemocional, objetivamos, neste trabalho, propor uma sequência didática que coloca o aluno como pensador crítico e questionador das próprias emoções. Buscamos introduzir uma Literatura que se torne relevante para o aluno e o permita enxergar a vida em outra perspectiva ao tentar entender a si e se colocar no lugar do outro. Para isso, utilizamos o conceito de Letramento Literário de Rildo Cosson (2006), para apresentarmos uma proposta de sequência didática baseada em Schneuwly e Dolz (2004). Pensamos em uma metodologia que permita a interação, reflexão e pensamento crítico que possa se relacionar à saúde emocional dos alunos. A proposta aponta para a importância do letramento literário e para aulas de Língua Portuguesa que possibilitem uma educação socioemocional. |
Descrição: | SILVA, Jessica Renata Oliveira da. Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional. 2023. 17f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5926 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jessica Renata Oliveira da Silva.pdf | 2023_art_jessilva.pdf | 173,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.