Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5926
Título : Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional
Autor : Silva, Jessica Renata Oliveira da
Palabras clave : Letramento Literário
Literatura
Sequência Didática
Inteligência Socioemocional
Fecha de publicación : 10-jul-2023
Citación : SILVA, J. R. O. (2023)
Resumen : Considerando a Literatura como um possível instrumento para o processo de desenvolvimento de uma educação socioemocional, objetivamos, neste trabalho, propor uma sequência didática que coloca o aluno como pensador crítico e questionador das próprias emoções. Buscamos introduzir uma Literatura que se torne relevante para o aluno e o permita enxergar a vida em outra perspectiva ao tentar entender a si e se colocar no lugar do outro. Para isso, utilizamos o conceito de Letramento Literário de Rildo Cosson (2006), para apresentarmos uma proposta de sequência didática baseada em Schneuwly e Dolz (2004). Pensamos em uma metodologia que permita a interação, reflexão e pensamento crítico que possa se relacionar à saúde emocional dos alunos. A proposta aponta para a importância do letramento literário e para aulas de Língua Portuguesa que possibilitem uma educação socioemocional.
Descripción : SILVA, Jessica Renata Oliveira da. Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional. 2023. 17f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5926
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jessica Renata Oliveira da Silva.pdf2023_art_jessilva.pdf173,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.