Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1655
Título: Percurso do sistema educativo na Guiné-Bissau
Autor(es): Seidi, Braima
Palavras-chave: Educação e Estado - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - Educação
Guiné-Bissau - Política e governo
Data do documento: 27-Ago-2019
Citação: SEIDI, B. (2019)
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar os processos educacionais na Guiné-Bissau e, com isso, tecer algumas considerações em torno do modelo educacional que existia neste país africano antes da invasão dos colonizadores portugueses. Além disso, a pesquisa pretende contribuir com dados teóricos para cooperar na redefinição das políticas educacionais mais próximas da realidade do país. O trabalho visa também identificar os pontos convergentes, bem como desvendar o modelo educacional voltado à colonialidade remanescente no pensamento e nas práticas educacionais. Para tanto, o embasamento fundamenta-se nas contribuições teórico-metodológicas de Lourenço Ocuni Cá (2009) e Alexandre Brito Furtado (2005). Com base nas teorias desses autores sobre a formação e o funcionamento dos campos, definiram-se o percurso metodológico e as fontes de estudo para a compreensão e a constituição das políticas educacionais na Guiné-Bissau. Por fim, trazemos algumas considerações em torno da temática principal e, sobretudo, como o Estado Guineense não tem correspondido com às aspirações de PAIGC (Partido Africano Independência de Guiné e Cabo-Verde), que protagonizou a luta pela conquista da independência.
Descrição: SEIDI, Braima. Percurso do sistema educativo na Guiné-Bissau. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1655
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_braimaseidi.pdf173,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.