Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1751
Title: A aprendizagem de História em outros espaços educativos: narrativas sobre a escravidão e o pós-abolição entre os participantes do Nego Fugido em Santo Amaro, BA
Authors: Alves, Joice Lorena do Sacramento
Keywords: Escravidão - Acupe (Santo Amaro, BA) - Estudo e ensino
Acupe (Santo Amaro, BA) - História - Estudo e ensino
Memória coletiva - Acupe (Santo Amaro, BA)
Nego Fugido - Patrimônio cultural
Issue Date: 4-Sep-2019
Citation: ALVES, J. L. S. (2019)
Abstract: Esta pesquisa tratou de aspectos da aprendizagem histórica, no âmbito do patrimônio cultural, a partir da análise do Nego Fugido, que é uma performance das relações sociais do período da escravidão, que acontece todos os domingos do mês de julho pelas ruas de Acupe, distrito de Santo Amaro - Ba. A pesquisa identificou, entre os participantes os conteúdos e conceitos relacionados ao período da escravidão que ocorrem na manifestação; analisou a construção de narrativas sobre a escravidão a partir da experiência de crianças e adolescentes que participam da encenação do Nego Fugido e destacou como a preservação do patrimônio de uma comunidade está relacionada com a educação das novas gerações. Tratou-se de estudo de caráter qualitativo com o uso das técnicas de observação participante em que foi possível interagir com organizadores da manifestação, realizar entrevistas formais e abordagens informais e acompanhar as encenações. Percebe-se que, a partir de manifestações culturais como o Nego Fugido, as crianças e adolescentes compartilham uma memória coletiva dos acupenses e aprendem sobre a história da escravidão vivida nesta comunidade do Recôncavo baiano. Pode-se concluir que as gerações aprendem umas com as outras e, que esses saberes podem colaborar com a educação patrimonial, uma vez que agrega mais pertencimento ao grupo.
Description: ALVES, Joice Lorena do Sacramento. A aprendizagem de História em outros espaços educativos: narrativas sobre a escravidão e o pós-abolição entre os participantes do Nego Fugido em Santo Amaro, BA. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1751
Appears in Collections:Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_mono_joicealves.pdf2019_mono_joicealves.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.