Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1840
Título: “Ser criança é ser quilombola”: infâncias no território do Quilombo Monte Recôncavo/BA
Autor(es): Gelard, Fabiana Pedreira
Palavras-chave: Comunidade Quilombo Monte Recôncavo - Estudos de caso
Educação infantil - Monte Recôncavo (São Francisco do Conde, BA)
Estudantes negros - Monte Recôncavo (São Francisco do Conde, BA) - História
Negros - Identidade racial
Data do documento: 20-Dez-2019
Citação: GELARD, F. P. (2019)
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo e perspectiva afrocêntrica teve como objetivo compreender quais eram os sentidos e os significados que crianças entre 10 e 11 anos de idade e residentes na Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo/BA, atribuíam tanto ao território quanto às suas experiências de serem crianças e, quilombolas. Pautada em alguns dos conceitos utilizados pela Sociologia da Infância a criança, neste estudo, ganhou relevância e protagonismo e foi, em todo tempo, tida como sujeita de direitos e produtora de culturas. Buscou-se compreender a comunidade e o território na perspectiva das crianças; identificar seus espaços e lugares de sociabilidade e de brincadeiras e, ainda, entender em suas narrativas, o que é ser criança no contexto do Quilombo do Monte Recôncavo. O referencial teórico foi constituído a partir das seguintes abordagens: a) Território e territorialidade b) Identidade Quilombola e c) Sociologia da Infância. Em relação aos procedimentos para a produção de dados, foi utilizada a contação de histórias, a construção de mapas vivencias, a entrevista-conversa e, também, a confecção de uma árvore da vida. Como resultado, foi possível compreender que as territorialidades construídas pelas crianças quilombolas do Monte Recôncavo se dão a partir de suas interações entre si e com os adultos, em um processo de construção e (re)construção de narrativas acerca da história local, dos mitos e lendas, de seus olhares sobre as manifestações culturais, de suas compreensões sobre religiosidade e, evidentemente, das diferentes brincadeiras. Também, foi possível apreender que o processo que elas – as crianças – estão construindo e reafirmando sobre suas identidades, se pauta, em alguns casos, pelo racismo em relação aos seus pertencimentos e pelo racismo religioso.
Descrição: GELARD, Fabiana Pedreira. “Ser criança é ser quilombola”: infâncias no território do Quilombo Monte Recôncavo/BA. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1840
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_fabianagelard.pdf2019_mono_fabianagelard.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.