Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1843
Título: Práticas pedagógicas para as relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma pesquisa bibliográfica
Autor(es): Anjos, Nídia Batista dos Santos dos
Palavras-chave: Educação - Brasil - Relações étnico-raciais
Educação Infantil - Brasil - Relações étnicas
Professores de Educação Infantil - Formação
Data do documento: 7-Fev-2020
Citação: ANJOS, N. B. S. (2020)
Resumo: O presente artigo é o resultado da pesquisa bibliográfica realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com o objetivo de compreender como as pesquisas acadêmicas tem analisado as práticas pedagógicas para as relações étnico-raciais na educação infantil ao longo dos últimos dez anos (2009-2019). Para tanto, foram utilizadas as palavras-chave “EDUCAÇÃO INFANTIL”; “RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS” e “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”. O artigo foi organizado em três seções, levando em consideração os materiais encontrados na pesquisa bibliográfica, cotejando também com outros materiais conhecidos que tratam sobre os temas aqui expostos; a primeira seção apresenta o caminho construído para a obtenção das informações; a segunda, apresenta-se as pesquisas que versam sobre o tema e a discussão sobre formação inicial e continuada para a Educação Infantil e a terceira seção, faz um levantamento das legislações para as questões étnico-raciais, abordando o percurso histórico para que essas Leis fossem incluídas de forma obrigatória no currículo da educação básica, em especial, a educação infantil.
Descrição: ANJOS, Nídia Batista dos Santos dos. Práticas pedagógicas para as relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma pesquisa bibliográfica. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1843
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_arti_nidiaanjos.pdf341,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.