Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1946
Título: Estágio supervisionado e relações étnico-raciais
Título(s) alternativo(s): construção do pedagogo na perspectiva de educação antirracista
Autor(es): Lima, Antonio Jhonata de Oliveira
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Relações étnico-raciais
Formação de pedagogos(as)
Educação antirracista
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, A; J. de Oliveira (2019)
Resumo: Tece-se aqui uma discussão sobre o universo do estágio supervisionado, tratando concepções legais e aspectos teóricos que envolvem a construção da identidade docente, práxis, a sua não restrição a “hora da prática”, consolidação teórico-prática e a prática da pesquisa. Ou seja, defende-se que o estágio supervisionado deixou de lado a função de mero cumprimento burocrático para se ressignificar e adotar um sentido do campo de conhecimento epistemológico (PIMENTA e LIMA, 2006) com potencial para pesquisas, reflexões crítica, formações pessoais e como ferramenta de conscientização e mudança no cenário educacional, a nível curricular, de uma inclusão das relações étnico-raciais nas suas práticas, que permeiem o ensino superior para efetuar a mudança na educação básica. A partir disso, a presente pesquisa aborda as teorias críticas do currículo, no universo da licenciatura plena em Pedagogia, para o cumprimento do objetivo de discutir o estágio supervisionado como ferramenta de articulação da formação inicial antirracista de pedagogos. Metodologicamente, realiza-se uma revisão da literatura sobre estágios e formação de professores, além de ter se analisado o PPC do curso de Pedagogia da UNILAB (CE) e as ementas das componentes desse, em especial, aquelas ligadas ao estágio supervisionado, para compreender a formação de pedagogos na perspectiva antirracista. Os resultados da pesquisa comprovam-nos que as experiências nos estágios supervisionados determinados na matriz curricular do curso Pedagogia, firmam seu caráter potencial para a formação inicial antirracista de pedagogos e pedagogas, principalmente quando nos referimos ao modelo afrocêntrico presente no supracitado curso da UNILAB, que realiza desenvolve teoria e prática na consolidação formativa para a construção do pedagogo na perspectiva de educação antirracista.
Descrição: Lima, Antonio Jhonata de Oliveira. Estágio supervisionado e relações étnico-raciais: a construção do pedagogo na perspectiva de educação antirracista. 2019. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1946
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO JHONATA DE OLIVEIRA LIMA Tcc.pdf2019_mono_ajdeolima.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.