Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2186
Título: Variação linguística e ensino: como está inserida a diversidade linguística na prova do ENEM?
Autor(es): Silveira, Beatriz Conceição da
Palavras-chave: Língua portuguesa - Variação - Brasil
Sociolinguística - Brasil
Universidades e faculdades - Vestibular
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Data do documento: 19-Abr-2021
Citação: SILVEIRA, B. C. (2021)
Resumo: Sociolinguística é um campo científico que tem como principal objetivo o estudo da língua juntamente com a sociedade, sobretudo, relacionando a língua falada e a sua comunidade de fala. Nesse âmbito, os pesquisadores da área perceberam a necessidade de levar esses estudos para a educação, surgindo a Sociolinguística Educacional, com a proposta de que o Ensino de Língua Portuguesa deve focalizar na ampliação do repertório comunicativo dos estudantes, legitimando as variedades culturais e linguísticas. Nessa mesma perspectiva, os documentos legais da educação no Brasil, tais como LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – nº 9.394/1996), os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais – 1997 a 2000), a BNCC (Base Nacional Comum Curricular – 2018) vêm defendendo que os processos de ensino e de aprendizado da língua portuguesa devem ser alicerçados na Educação Linguística. Desse modo, a partir da Sociolinguística Educacional como perspectiva teórica e dos documentos normativos que regulamentam a educação brasileira, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender a elaboração das provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias do ENEM, especificamente as questões de Língua Portuguesa. Assim sendo, optamos metodologicamente pela análise do Catálogo de Questões de Língua Portuguesa Separadas por conteúdo/assunto (2009/2017), do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Depois de compreendermos a organização desse Catálogo, selecionamos algumas questões a fim de observar os princípios subjacentes à sua elaboração. A partir dessas análises, depreendemos que, se temos a intenção de propiciar aos nossos estudantes da educação básica o direito ao acesso à formação superior, é importante desenvolvermos atividades pedagógicas baseadas na educação linguística, incentivando interpretações textuais críticas e a ampliação de sua competência comunicativa.
Descrição: SILVEIRA, Beatriz Conceição da. Variação linguística e ensino: como está inserida a diversidade linguística na prova do ENEM? 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2186
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_beatrizsilveira.pdf2021_mono_beatrizsilveira.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.