Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2373
Título: O efeito da ausência e presença dos pais/responsáveis no processo de desenvolvimento escolar infantil
Autor(es): Machado, Kellen Cláudia dos Santos
Palavras-chave: Educação infantil - São Francisco do Conde (BA)
Influências dos pais
Pais e filhos - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 23-Ago-2021
Citação: MACHADO, K. C. S. (2021)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar até que ponto a presença e/ou ausência dos pais na vida escolar das crianças influencia no desenvolvimento da aprendizagem na etapa da educação infantil. A questão central proposta foi a seguinte: até que ponto a presença e/ou ausência dos pais na vida escolar das crianças influencia no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil? O estudo foi uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, tendo como foco a realidade específica de uma escola em São Francisco do Conde-Bahia e os atores que estão envolvidos diretamente no desenvolvimento da aprendizagem dos/as estudantes. Foi aplicado questionário aberto às/aos informantes, a saber: gestora, professoras e pais/responsáveis. Para análise das informações recolhidas por meio do questionário, utilizou o método de análise de conteúdo. A partir das análises, constatou-se que ainda há a necessidade de mais participação e interação ativamente desses responsaveis, visando inteiramente o processo de desenvolvimento da criança. Percebe-se que os pais, professores e a gestora têm a consciência da relevância da presença consciente e ativa dos pais, pois esta, ajuda na motivação e no processo de aprendizado dos/as estudantes; entretanto, falta mecanismos concretos da parte dos atores escolares para motivar os pais e falta-se dos pais o envolvimento qualitativo necessário, ou seja é necessário haver mais conscientização para esses responsáveis, e que os gestores precisam estar cada vez mais, desenvolvendo atividades que englobe a família e comunidade, para que assim um dia possa ser alcançado com sucesso essa parceria que depende de um coletivo (pais/responsáveis, todo corpo escolar, comunidade, e autoridades responsáveis), para que esse déficit passe a não existir, pelo menos não com tamanha demanda.
Descrição: MACHADO, Kellen Cláudia dos Santos. O efeito da ausência e presença dos pais/responsáveis no processo de desenvolvimento escolar infantil. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2373
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_kellenmachado.pdf2021_arti_kellenmachado.pdf268,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.