Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2519
Title: | Cê tá letrad@! Histórias e andanças em contexto remoto a partir do programa residência pedagógica |
Authors: | Santos, Camila Alves Rosa Barbosa, Ana Rita de Cássia Santos |
Keywords: | Afroletramento Alfabetização - São Francisco do Conde (BA) Escola Campo Frei Eliseu Eismann - Pesquisa Ensino à distância - São Francisco do Conde (BA) |
Issue Date: | 11-Feb-2022 |
Citation: | SANTOS, C. A. R.; BARBOSA, A. R. C. S. (2022) |
Abstract: | O presente artigo apresenta reflexões sobre as aulas desenvolvidas através de regências remotas no contexto da pandemia no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Partindo da reflexão de que a contação de histórias e a valorização dos letramentos sociais pode contribuir com os processos de alfabetização em contextos de letramento e afroletramento, pretendeu-se identificar tais questões. Este trabalho é de cunho qualitativo e o caminho metodológico utilizado se deu através de pesquisa-ação, com atividade de observação, coparticipação e regências síncronas com as turmas do 1º e 2º ano dos Anos Iniciais da escola campo Frei Eliseu Eismann. Observou-se que as ações desenvolvidas ao longo das atividades agregaram ao processo educativo dos estudantes. Os resultados obtidos apontam que a alfabetização em contextos de letramento contribui para o desenvolvimento socioeducativo dos estudantes, indicando caminhos, possibilidades e desafios para realizá-la na modalidade de ensino remoto. |
Description: | SANTOS, Camila Alves Rosa; BARBOSA, Ana Rita de Cássia Santos. Cê tá letrad@! Histórias e andanças em contexto remoto a partir do programa residência pedagógica. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2519 |
Appears in Collections: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_arti_camilasantos.pdf | 2022_arti_camilasantos.pdf | 336,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.