Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2546
Title: Ensino remoto no contexto da Educação de Jovens e Adultos: desafios enfrentados pelos professores na pandemia
Authors: Almeida, Priscila Santana Pacheco de
Keywords: Covid-19 (Doença) - São Francisco do Conde (BA
Educação de jovens e adultos - São Francisco do Conde (BA)
Ensino à distância - São Francisco do Conde (BA)
Issue Date: 14-Feb-2022
Citation: ALMEIDA, P. S. P. (2022)
Abstract: Com o surgimento da pandemia do novo Coronavírus (COVID 19), o mundo vivenciou uma série de transformações. A sociedade precisou adotar medidas sanitárias para conter a disseminação do vírus, com restrições e isolamento social, medidas que afetaram vários aspectos da vida: social, econômica, educacional. No campo da educação, as escolas tiveram que interromper suas aulas presenciais ofertando em seu lugar aulas no formato online (remoto). Com a adoção de novas metodologias os professores enfrentaram muitos desafios no andamento das suas atividades. Para analisar este momento o presente trabalho elaboramos um questionário aberto com 4 (quatro) professores e 1 (uma) coordenadora da EJA de um colégio estadual, localizada em São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador. O trabalho tem um cunho bibliográfico e sua pesquisa qualitativa. Como base para a pesquisa foram abordados autores como FREIRE (1996), ARROYO (2007), HADDAD (2000). A partir das discussões teóricas sobre EJA (Educação de Jovens e Adultos), currículo e tecnologias digitais buscou-se analisar as dificuldades encontradas pelos professores na ministração das aulas remotas na EJA. A pesquisa mostrou que os desafios, por exemplo, ocorreram pela não formação docente na área tecnológica e a precarização no acesso dos estudantes aos recursos tecnológicos. Mesmo com as adversidades no momento pandêmico os professores se reinventaram para propor metodologias que pudessem atender ao público da EJA com qualidade.
Description: ALMEIDA, Priscila Santana Pacheco de. Ensino remoto no contexto da Educação de Jovens e Adultos: desafios enfrentados pelos professores na pandemia. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2546
Appears in Collections:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_mono_priscilaalmeida.pdf2022_mono_priscilaalmeida.pdf379,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.