Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3006
Título: Intervenção da cultura do saber-fazer tapioca (beiju) para dentro dos muros escolares: um olhar da etnomatemática no assentamento do Planalto do Retiro
Autor(es): Pereira, Maria Telma Pedro
Palavras-chave: Etnomatemática - Planalto do Retiro (Touros, RN)
Tapiocas - Brasil, Nordeste
Data do documento: 6-Jul-2022
Citação: PEREIRA, M. T. P. (2022)
Resumo: Esta pesquisa nasce da observação que a educação cultural (educação do Campo) do assentamento não está no espaço escolar como uma possibilidade de ensino que é garantida por leis e decretos. O objetivo geral desta proposta está em analisar os saberes-fazeres matemáticos culturais existentes na produção do (beiju) de goma seca, e implementar no currículo escolar local, como uma ferramenta para o ensino da matemática escolar. Os saberes culturais do beiju de goma seca no ambiente escolar do assentamento do Planalto Retiro/RN são uma via de reescrever as origens da/os moradora/es do assentamento no currículo escolar e assim visibilizar a cultura local e os ensinamentos de gerações passadas, que estão presentes no cotidiano do assentamento e para além disso, são uma possibilidade da implementação da lei da Educação do Campo.
Descrição: PEREIRA, Maria Telma Pedro. Intervenção da cultura do saber-fazer tapioca (beiju) para dentro dos muros escolares: um olhar da etnomatemática no assentamento do Planalto do Retiro. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3006
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_mariapereira.pdf2022_arti_mariapereira.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.