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Título: Gamificação como uma ferramenta para ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta para o ensino da equação de 2o grau
Autor(es): Frosé, Gilmar Canós
Palavras-chave: Gamificação
Ensino de matemática
Engajamento
Equação de 2º grau
Data do documento: 5-Mai-2019
Citação: FROSÉ, G. C. (2019)
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de propor as atividades que torne o processo de ensino e aprendizagem da matemática mais dinâmico e atraente, incentivando assim, o engajamento de todo nesse processo através do uso do jogo ou os seus elementos (gamificação). O trabalho apresenta as técnicas que possam ser seguidas para ter sucesso no uso do seu objeto que é a gamificação, onde também apresentou o passo a passo seguidos para criar o jogo chamado Baskhara, que foi o instrumento utilizado numa sala de aula para colher os resultados. Para chegar no resultado final, foram desenvolvidas quatro etapas durante trabalho, revisão bibliográfica, montagem do jogo, aplicação do jogo e coletas dos dados. Foram abordados os conteúdos como função quadratica e equação do 2º durante apicação do jogo, onde teve muita interação, diversão e aprendizado. Os resultados levantados comprovam que o que as literaturas estudadas dizem são realmente verdades, pois foram observados tudo que está previsto nelas.
Descrição: FROSÉ, Gimar Canós. Gamificação como uma ferramenta para ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta para o ensino da equação de 2º grau. 2019. 63f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3715
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