Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3738
Título: A contribuição do estágio curricular supervisionado para a construção da profissionalidade docente: analisando o curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB
Autor(es): Freitas, Bruno Miranda
Palavras-chave: Estágios supervisionados
Identidade profissional
Docência
Ciência
Data do documento: 2-Ago-2017
Citação: FREITAS, B. M. (2017)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição do Estágio Supervisionado na construção dos saberes que constituem a profissionalidade docente dos professores de Ciências da Natureza e Matemática formados pela UNILAB. A motivação para o desenvolvimento desta investigação nasceu a partir da crítica ao Projeto Pedagógico do Curso que, em sua versão inicial, apresentava uma acentuada dicotomia entre teoria e prática, inclusive nos primeiros estágios desenvolvidos. Com as considerações tecidas pelos estudantes, o aumento do quadro de docentes das disciplinas pedagógicas e a reformulação do PPC do curso, foi registrada uma mudança de perspectiva na proposta de estágio, que trouxe renovações teóricas e metodológicas para a formação vivenciada pelos licenciandos. Tal fato se constitui como determinante para o início desta investigação que, metodologicamente se assenta na abordagem qualitativa (MINAYO, 2008), inspira-se na pesquisa etnográfica (ANDRÉ, 2010). O aporte teórico foi constituído a partir dos estudos de Pimenta e Lima (2004), Lima (2012), Costa (2012) e Almeida e Pimenta (2014), entre outros. As estratégias de aproximação com a realidade utilizadas foram a observação participante, realização de entrevista, análise documental e aplicação de instrumentais de pesquisa junto aos estudantes matriculados na disciplina. Os resultados apontam que as principais contribuições do estágio para os estudantes foram o fortalecimento de suas identidades profissionais e a aproximação com a profissão, de forma crítica e reflexiva.
Descrição: FREITAS, Bruno Miranda. A contribuição do estágio curricular supervisionado para a construção da profissionalidade docente: analisando o curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da UNILAB. 2017. 83f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3738
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO MIRANDA TCC.pdf2017_mono_bmiranda.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.