Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4091
Título: Fotossíntese: uma abordagem investigativa para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II
Autor(es): Alves, Michelle Cassia de Amorim
Palavras-chave: Ciências (Ensino fundamental)
Ensino - Metodologia
Fotossíntese
Data do documento: 8-Jan-2022
Citação: ALVES, M. C. A. (2022)
Resumo: O presente trabalho cujo o tema Fotossíntese: uma abordagem investigativa para alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental II que tem como objetivo levar aos alunos a terem um aprendizado significativo sobre a fotossíntese a partir de estratégias de investigação e experimento que desperte o interesse e elevem seus conhecimentos a partir de práticas investigativa compreendendo o processo da fotossíntese. A metodologia da pesquisa perpassa por um estudo de base qualitativa sob uma perspectiva investigativa e análise de dados onde foi aplicado um questionário sobre o tema e foi realizado alguns experimentos tratando do processo da fotossíntese. O ensino da ciência exige uma prática que associe o conceito cientifico as práticas investigativa com isso o educador deve utilizar de várias estratégias que desenvolva no individuo a capacidade de observar, argumentar, analisar e levantar hipóteses das situações do cotidiano e desenvolver no aluno a autonomia. Portanto é necessária uma qualificação profissional dando alternativas para que os mesmos criem estratégias diferenciadas embora existe várias dificuldades no contexto escolar que impossibilita o desenvolvimento de forma eficaz o processo de ensino e aprendizagem. Desenvolver o processo de ensino por meio de investigação promove uma aprendizagem consistente onde o aluno se apropria do conhecimento para a vida. Deste modo o ensino do conteúdo fotossíntese tem sua relevância por ser um processo que resulta na produção de glicose e oxigênio elementos de suma importância para manutenção da vida.
Descrição: ALVES, Michelle Cassia de Amorim. Fotossíntese: uma abordagem investigativa para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é 10!”) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4091
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_michellealves.pdf679,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.