Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4560
Título: A função de Weierstrass: Uma função contínua que não admite derivada em nenhum ponto do domínio
Autor(es): Rodrigues, Francisco Mateus Costa
Palavras-chave: Continuidade
Derivabilidade
Função de Weierstrass
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: RODRIGUES, F. M. C. (2022)
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é mostrar um exemplo que prova a possibilidade de existência de uma função contínua em toda a reta, mas que não é derivável em lugar nenhum. Em 18 de julho de 1872, o matemático alemão Karl Weierstrass apresentou uma função com essa característica em uma palestra na Royal Academy of Science, em Berlim. A exibição dessa função causou uma grande surpresa a comunidade acadêmica da época, tanto pela sua importância como por ser um contra exemplo para a recíproca de um dos teoremas mais conhecidos do cálculo diferencial, a saber: se uma função é derivável em um ponto c real, então essa função é contínua em c, tratando-se também de ser a primeira função apresentada com essa característica. A função que Weierstrass construiu recebeu o seu nome em sua homenagem, sendo uma função limitada e contínua em toda a reta, mas não é derivável em nenhum ponto. Nos dias de hoje, é de conhecimento matemático que existam mais funções com essas características da função de Weierstrass, no entanto, visto que a construção dessas funções é um trabalho demorado e cuidadoso, não é fácil de encontrar exemplos das mesmas. Apresentamos no trabalho também um estudo introdutório aos limites, continuidade e derivadas de funções; sequências e séries numéricas e as sequências e séries de funções, que servirão de base para a construção da função de Weierstrass. Espera-se que o trabalho possa servir de fonte de pesquisa e motivação para estudantes de matemática ou áreas relacionadas, principalmente quando estiverem estudando o cálculo diferencial.
Descrição: RODRIGUES, Francisco Mateus Costa. A função de Weierstrass: Uma função contínua que não admite derivada em nenhum ponto do domínio. Monografia - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4560
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO MATEUS COSTA RODRIGUES Mono.pdf2022_mono_frodrigues.pdf947,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.