Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4568
Título: A criptografia e a matemática: de um instrumento de proteção à método de incentivo de aprendizagem
Autor(es): Rogery, Elizandro Victor
Palavras-chave: Criptografia
Ensino-aprendizagem
Sala de aula
Encriptação e desencaiporação
Data do documento: 20-Ago-2021
Citação: ROGERY, E. V. (2021)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo fazer o uso da criptografia como um método instigante à aprendizagem dos conteúdos matemáticos, como também explanar alguns tipos destas criptografias que possam ser utilizadas como auxílio do professor nas aulas de matemática abordando os conteúdos de permutação simples e com elementos repetido, função polinomial do primeiro grau e a sua inversa, multiplicação de matriz e matriz inversa e a divisão inteira ou resto da divisão. A questão do uso de situações problemas para a visualização da abstração da matem ́atica, tem gerado muitas discussões, nesta linha de pensamento, sendo a criptografia um método de comunicar secretamente, pode ser interessante para cativar a atenção dos alunos. Para a produção, foi feito uma abordagem histórica, depois, apresentação dos tipos de criptografias compatíveis com o objetivo do trabalho e a explanação individual de cada uma delas, e sugeridas as atividades aplicáveis à sala de aula.
Descrição: ROGERY, Elizandro Victor. A criptografia e a matemática: de um instrumento de proteção à método de incentivo de aprendizagem. Monografia - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4568
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZANDRO VICTOR ROGERY Mono.pdf2021_mono_erogery.pdf881,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.