Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5064
Título: | A contribuição da literatura infantil afro-brasileira na promoção de uma educação antirracista |
Autor(es): | Oliveira, Isabella Wanderley |
Palavras-chave: | Antirracismo - Brasil Discriminação na educação - Brasil Literatura afro-brasileira |
Data do documento: | 11-Dez-2023 |
Citação: | OLIVEIRA, I. W. (2023) |
Resumo: | A Educação Infantil enquanto primeira etapa da Educação Básica pode contribuir para a formação da identidade da criança, tendo em vista que é nesse espaço que a criança começa a lidar com a diversidade, a se reconhecer pertencente a um determinado grupo, e onde os livros de literatura infantil afro-brasileira presentes no espaço escolar atuam como fonte de representação étnica, cultural e identitária. Diante disso, esse trabalho tem o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil afro-brasileira na promoção de uma educação antirracista, através da perspectiva de duas profissionais da Educação Infantil de uma escola em Santo Amaro (Bahia). A partir desse objetivo surgiu a necessidade de entender como o trabalho dessa literatura influencia positivamente no processo da promoção de uma educação antirracista e consequentemente na construção e valorização da identidade da criança. São discutidos aspectos como: o compromisso da Educação Infantil na construção de uma educação antirracista e a importância da literatura infantil afro-brasileira para uma educação antirracista. A metodologia utilizada está pautada em uma abordagem de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, e a técnica escolhida para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, onde foram entrevistadas duas profissionais da Educação Infantil. Os resultados apontam aspectos positivos no uso da literatura infantil afro-brasileira, embora ainda existam dificuldades na construção e promoção de uma educação antirracista. |
Descrição: | OLIVEIRA, Isabella Wanderley. A contribuição da literatura infantil afro-brasileira na promoção de uma educação antirracista. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5064 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_arti_isabellaoliveira.pdf | 2023_arti_isabellaoliveira.pdf | 309,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.