Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5531
Título: | Currículo indígena diferenciado: os desafios para a construção da identidade tapeba dentro das escolas indígenas da Rede Estadual de Caucaia-CE |
Autor(es): | Lopes, Katia Coelho Castro de Morais |
Palavras-chave: | Caucaia- Ce Currículo Diferenciado Interculturalidade Escola Indígena |
Data do documento: | 29-Nov-2022 |
Citação: | LOPES, K. C. C. M. (2022) |
Resumo: | O trabalho trata do currículo indígena diferenciado e os desafios para a construção da identidade Tapeba dentro das escolas indígenas da rede estadual de Caucaia-Ce, tendo como objetivo compreender como se dá a construção do currículo diferenciado e quais as dificuldades que cada escola Tapeba do município de Caucaia apresenta para ver sua identidade inserida no currículo escolar. Para fundamentar este estudo, buscamos a legislação e o aporte teóricos de vários autores como, exemplo, Nascimento (2009), Quijano (2010), Queiroz (2011), Dalmagro (2016), Nazareno (2018), Walsh (2019) entre outros. Também a legislação que aborda sobre políticas públicas para educação escolar indígena; a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Leis de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998). A escolha deste tema ocorreu devido ao pertencimento da pesquisadora a população indígena de Caucaia. A metodologia utilizada é estudo de caso, com o objetivo de analisar os fatores que envolvem a temática em tela. Na pesquisa de campo foi realizada para que pudéssemos extrair dados, informações diretamente da realidade do objeto de estudo. Através de entrevistas, observações, questionários aplicados a professores, gestores, alunos e lideranças comunitárias. Buscando sempre fazer um estudo solidificado e concreto sobre as questões abordadas, expomos análises e conceitos que aparecem durante todo o estudo. Diante das leituras realizadas, concluímos que os teóricos têm um olhar bastante atento para currículo diferenciado empregado nas escolas indígenas, a partir da coleta de dados compreendemos como os próprios indígenas veem o currículo dentro de suas entidades educacionais, já que por muito tempo têm lutado pela transmissão de seus valores e cultura em meio a esse sistema atual. |
Descrição: | LOPES, Katia Coelho Castro de Morais. Currículo indígena diferenciado: os desafios para a construção da identidade tapeba dentro das escolas indígenas da Rede Estadual de Caucaia-CE. 2022. 100f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5531 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KATIA COELHO CASTRO DE MORAIS LOPES.pdf | 2022_diss_klopes.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.