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Título: A ludicidade no ensino a matemática na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): um estuduo de caso na escola de ensino médio Danísio Dalton da Rocha Correa, Barreira-CE
Autor(es): Nogueira, Nathalia da Conceição Freitas
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Ludicidade
Barreira - CE
Data do documento: 2016
Citação: NOGUEIRA, N. da C. F. (2016)
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da ludicidade como estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem da matemática pelos alunos da EJA, tomando como lócus de investigação a Escola Estadual de Ensino Médio Danísio Dalton da Rocha Corrêa, localizada em Barreira – Ceará. A pesquisa emerge de interesses relacionados a EJA como um direito reconhecido a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988 e como modalidade de ensino a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Destinada a pessoas que por algum motivo interromperam ou sequer iniciaram seu processo de escolarização no tempo considerado normal, a EJA fundamenta-se na perspectiva freireana da dialogicidade. Desse modo, demandando dos educadores que nela atuam a possibilidade de organizar suas práticas educativas a partir das vivências cotidianas desses sujeitos, estabelecendo vínculos com os conteúdos previstos nos currículos escolares, de modo a colaborar com o desenvolvimento da autonomia dos jovens e adultos através do conhecimento. O ensino da matemática, considerando tais questões, precisa superar a perspectiva da memorização e aplicação de fórmulas, de modo descontextualizado, como ocorria na educação tradicional. Desse modo, a ludicidade e a utilização de jogos foram compreendidas como oportunidade de materialização dessa construção de significado pelos estudantes de EJA na aprendizagem da matemática. Desse modo, considerando a complexidade do fenômeno e o desejo de ajudar a construir essa possibilidade no contexto investigado, optou-se por metodologicamente assentar a prática investigativa na abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa intervenção. As estratégias de aproximação com a realidade foram a revisão de literatura, a aplicação de questionários junto aos estudantes, observação, intervenção em sala de aula e entrevista com a docente. Os resultados apontaram abertura dos estudantes para atividades lúdicas no ensino da matemática, destacando que as mesmas oportunizam não só a aprendizagem dos conteúdos, mas aprendizagem de habilidades e atitudes. Destaca-se também que esse tipo de
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/559
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