Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5657
Título: A gestão democrática na escola de ensino médio em tempo integral Padre Saraiva Leão em Redenção-CE
Autor(es): Alves, Elienai de Sousa Lima
Palavras-chave: Gestão escolar
Gestão democrática
Ensino médio
Data do documento: 28-Mai-2024
Citação: ALVES, E. S. L. (2024)
Resumo: O texto consiste em uma análise da gestão escolar na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Saraiva Leão, em Redenção-Ceará, avaliando se os princípios legais que deveriam garantir uma gestão democrática na educação básica estão sendo efetivados e problematizando quais os limites da gestão democrática no espaço escolar, considerando o contexto da crise do capital. Para subsidiar a pesquisa, foram realizadas entrevistas com os sujeitos envolvidos no processo, no caso a gestão escolar, os professores e alunos da unidade de ensino pesquisada, membros da comunidade e análise de documentos produzidos pela escola e pelo poder público (SEDUC/CE, MEC, CNE etc.). Para construir diálogo com fontes orais e escritas, a pesquisa seguiu uma abordagem interdisciplinar e qualitativa dos instrumentos utilizados e a revisão bibliográfica de estudos ancorados na crítica marxista em Marx e Engels (2009), Mészáros (2008), Saviani (2005), Tonet (2005) e Sidou (2023), e no campo das reflexões sobre a gestão escolar democrática, como Libâneo (2012), Luck (2006) e Paro (1998; 2016), dentre outros. Os resultados da investigação apontam indícios que existem esforços para a construção de uma gestão democrática e participativa na referida escola, mesmo os organismos colegiados não atuando efetivamente. Outrossim, os gestores, embora reconheçam a importância e legitimidade resultante do processo participativo, compreendem que há limites que extrapolam os muros da escola e não que podem ser resolvidos apenas por ela. O diálogo com as famílias, muitas vezes, é comprometido devido a circunstâncias diversas, com destaque para a distância entre a escola e as localidades em que residem os estudantes. Outra situação de grande relevância é que a maioria das famílias sobrevive do cultivo da terra, necessitando cuidar constantemente de suas plantações, obstando a efetiva participação da família no cotidiano escolar. Já os organismos colegiados, mesmo tendo seus membros, possuem uma atuação modesta, muitas vezes limitada a convocações extraordinárias. Dentre as situações que justificam as dificuldades dos encontros é não haver no plano de carga horária dos professores momentos dedicados a tal demanda.
Descrição: ALVES, Elienai de Sousa Lima. A gestão democrática na escola de ensino médio em tempo integral Padre Saraiva Leão em Redenção-CE. 2024. 95f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5657
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIENAI_DE_SOUSA_LIMA_ALVES_(3)_assinado_assinado_assinado_assinado.pdf2024_edeslalves.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.