Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6009
Título: Ensino islamico na Guiné-Bissau: uma análise sobre as escolas tradicional corânicas Caranta e a Escola Madrassa
Autor(es): Turé, Iliassa
Palavras-chave: Escola Madrassa
Escola Tradicional Corânica Caranta
Islamismo - Guiné-Bissau - Educação
Muçulmanos - Guiné-Bissau - Educação
Data do documento: 9-Mai-2024
Citação: TURÉ, I. (2024)
Resumo: O presente trabalho de pesquisa visa analisar e discutir as diferenças, no funcionamento e das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas corânicas tradicionais Caranta (local de leitura ou local de procura dos conhecimentos) e Madrassa (escola) na Guiné-Bissau-, expor diferentes formas de transmissão de saberes nas duas modalidades do ensino, mostrar as dificuldades enfrentadas pelas crianças talibés (discípulo/aluno) nas escolas tradicionais corânicas, em especial na região da senegâmbia, compreender a relação que existe entre as escolas corânicas e o ensino oficial na Guiné -Bissau e Cabo Verde, através da análise das Leis de Diretrizes Bases (LDB) da educação nos dois países, o referido texto é orientado pela metodologia qualitativa que serviu de linha-mestra de todo o processo da investigação-, entretanto, o meu interesse em dar continuidade com esta temática, tem mais a ver com a lacuna de conhecimento que este campo de pesquisa apresenta, por outro lado, devido a minha experiência que tive nas duas escolas corânicas, e também a minha primeira forma de alfabetização e letramento iniciaram nesta modalidade do ensino, isso me faz interessar no tema. Além disso, a leitura que fiz do tema de outros autores(as) me estimularam bastante na escolha da linha de pesquisa, entre os quais:- Djibril Saico Baldé (2011); Thiago Henrique Mota (2014); Eduardo Costa Dias (2005); Iero Candé (2019) Jeane Silva De Freitas (2013); Maria João Baessa Pinto (2012); Natália Ernesto Cá (2017) e Carlos Cardoso (2004) -. Isso me motivou bastante na escolha do assunto a fim de compreender melhor diferentes formas de funcionamento e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas corânicas Caranta e Madrassa.
Descrição: TURÉ, Iliassa. Ensino islamico na Guiné-Bissau: uma análise sobre as escolas tradicional corânicas Caranta e a Escola Madrassa. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6009
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_arti_iliassature.pdf2024_arti_iliassature.pdf286,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.