Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6930
Título: Educação básica e tecnologias digitais no contexto pós-pandemia: estudo de caso múltiplo em duas escolas no município de Santo Amaro/BA
Autor(es): Oliveira, Jessyelle Chagas de
Palavras-chave: COVID-19, Pandemia de, 2020-2023
Educação - Santo Amaro (BA)
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação
Data do documento: 21-Nov-2024
Citação: OLIVEIRA, J. C. (2024)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a inclusão e os impactos das tecnologias no ensino básico no município de Santo Amaro/BA, destacando o contexto pós-pandemia e as transformações ocorridas na prática pedagógica. A pesquisa evidencia, inicialmente, as ferramentas tecnológicas utilizadas por professores e estudantes durante o período da pandemia de COVID-19, período em que a necessidade de ensino remoto impulsionou o uso de recursos digitais. Em seguida, o estudo analisa como essas tecnologias foram integradas ao ensino presencial, no contexto atual, considerando os desafios específicos enfrentados pelos docentes para utilizá-las de forma eficaz. Através de entrevistas e questionários aplicados aos profissionais da educação, o trabalho buscou compreender as dificuldades práticas e operacionais no uso dessas tecnologias e os efeitos percebidos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de capacitação contínua e suporte técnico, bem como para a relevância de estratégias que valorizem a mediação tecnológica, avanços à inclusão e ao desenvolvimento crítico dos alunos. Por fim, o trabalho destaca os impactos e potenciais das tecnologias na educação como facilitadores da aprendizagem, considerando o contexto sociocultural do município e suas demandas educacionais específicas.
Descrição: OLIVEIRA, Jessyelle Chagas de. Educação básica e tecnologias digitais no contexto pós-pandemia: estudo de caso múltiplo em duas escolas no município de Santo Amaro/BA. 2024. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6930
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_mono_jessyelleoliveira.pdf2024_mono_jessyelleoliveira.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.