Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6944
Título: | A musicalidade da capoeira como estratégia de alfabetização e afroletramento |
Autor(es): | Nunes, Lorena da Silva |
Palavras-chave: | Capoeira Música Alfabetização Educação antirracista |
Data do documento: | 18-Nov-2024 |
Citação: | NUNES, L. S. (2024) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como a inserção da musicalidade advinda da capoeira na educação permite novas estratégias de alfabetização e afro letramento. A partir da ludicidade, indicamos como a capoeira e sua musicalidade podem ser uma importante estratégia para o desenvolvimento de habilidades mentais, cognitivas e físicas das crianças. O artigo foi construído fundamentado na pesquisa de cunho qualitativo e utilizando o estudo bibliográfico e a oralidade como procedimentos metodológicos básicos, realizo um debate articulando corpo, capoeira e educação básica. O texto se apoia em intelectuais como: Paulo Freire, Amílcar Cabral, Catherine Walsh, Elisabete Nascimento, entre outras e outros. Com a aprovação das Leis 10.639/03, que altera a LDB nº 9394/96 surge a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, que pode ocasionar a transformação de diversas perspectivas educacionais. A conquista decorreu da militância do movimento negro e de intelectuais apoiados pelos agentes sociais. E por meio dela poderemos repensar políticas educacionais e construir práticas antirracistas. O artigo apresenta discussões pertinentes acerca do tema, ao mesmo tempo que indica a musicalidade da capoeira como uma estratégia que permite uma abordagem de ensino afrocentrada, que pode promover o afro letramento e possui uma perspectiva de educação decolonial. |
Descrição: | NUNES, Lorena da Silva. A musicalidade da capoeira como estratégia de alfabetização e afroletramento. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6944 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_lorenanunes.pdf | 2024_arti_lorenanunes.pdf | 328,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.