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Título: A musicalidade da capoeira como estratégia de alfabetização e afroletramento
Autor(es): Nunes, Lorena da Silva
Palavras-chave: Capoeira
Música
Alfabetização
Educação antirracista
Data do documento: 18-Nov-2024
Citação: NUNES, L. S. (2024)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como a inserção da musicalidade advinda da capoeira na educação permite novas estratégias de alfabetização e afro letramento. A partir da ludicidade, indicamos como a capoeira e sua musicalidade podem ser uma importante estratégia para o desenvolvimento de habilidades mentais, cognitivas e físicas das crianças. O artigo foi construído fundamentado na pesquisa de cunho qualitativo e utilizando o estudo bibliográfico e a oralidade como procedimentos metodológicos básicos, realizo um debate articulando corpo, capoeira e educação básica. O texto se apoia em intelectuais como: Paulo Freire, Amílcar Cabral, Catherine Walsh, Elisabete Nascimento, entre outras e outros. Com a aprovação das Leis 10.639/03, que altera a LDB nº 9394/96 surge a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, que pode ocasionar a transformação de diversas perspectivas educacionais. A conquista decorreu da militância do movimento negro e de intelectuais apoiados pelos agentes sociais. E por meio dela poderemos repensar políticas educacionais e construir práticas antirracistas. O artigo apresenta discussões pertinentes acerca do tema, ao mesmo tempo que indica a musicalidade da capoeira como uma estratégia que permite uma abordagem de ensino afrocentrada, que pode promover o afro letramento e possui uma perspectiva de educação decolonial.
Descrição: NUNES, Lorena da Silva. A musicalidade da capoeira como estratégia de alfabetização e afroletramento. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6944
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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