Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Anselmo Vieira-
dc.date.accessioned2025-11-26T19:29:54Z-
dc.date.available2025-11-26T19:29:54Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationLOPES, A. V. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7616-
dc.descriptionLOPES, Anselmo Vieira. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores em Sambizanga - Luanda. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente texto visa apresentar os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, realizado no âmbito do Curso de Pedagogia – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – Bahia. A pesquisa objetivou analisar as concepções e as práticas de avaliação da aprendizagem de docentes em escolas de Ensino Primário de Luanda-Angola. O estudo exploratório, de natureza qualitativa, foi realizado com 07 (sete) professores(as) de duas escolas públicas de Ensino Primário, localizadas no município de Sambizanga. A técnica de coleta de dados foi o questionário, aplicado de forma online. Embora os(as) docentes tenham respondido o questionário de forma sucinta, sem descrever suas práticas, foi possível verificar que a maioria reconhece a avaliação com ação diagnóstica contínua, de tomada de decisão e intervenção na realidade avaliada. Além disso, relataram que desenvolvem uma prática avaliativa formativa, pautada na diversificação dos instrumentos de coleta de dados da aprendizagem. Todavia, os(as) professores(as) demonstraram dificuldades em explicar alguns temas, como o planejamento e o uso dos resultados da avaliação. A partir desse estudo, espera-se contribuir com a ampliação dos debates sobre as práticas de avaliação no contexto escolar angolano.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino primário - Sambizanga (Luanda, Angola)pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino primáriopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores em Sambizanga - Luandapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_arti_anselmolopes.pdf2025_arti_anselmolopes.pdf504,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.