Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7616| Título: | Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores em Sambizanga - Luanda |
| Autor(es): | Lopes, Anselmo Vieira |
| Palavras-chave: | Avaliação educacional Ensino primário - Sambizanga (Luanda, Angola) Professores de ensino primário |
| Data do documento: | 4-Jun-2025 |
| Citação: | LOPES, A. V. (2025) |
| Resumo: | O presente texto visa apresentar os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, realizado no âmbito do Curso de Pedagogia – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – Bahia. A pesquisa objetivou analisar as concepções e as práticas de avaliação da aprendizagem de docentes em escolas de Ensino Primário de Luanda-Angola. O estudo exploratório, de natureza qualitativa, foi realizado com 07 (sete) professores(as) de duas escolas públicas de Ensino Primário, localizadas no município de Sambizanga. A técnica de coleta de dados foi o questionário, aplicado de forma online. Embora os(as) docentes tenham respondido o questionário de forma sucinta, sem descrever suas práticas, foi possível verificar que a maioria reconhece a avaliação com ação diagnóstica contínua, de tomada de decisão e intervenção na realidade avaliada. Além disso, relataram que desenvolvem uma prática avaliativa formativa, pautada na diversificação dos instrumentos de coleta de dados da aprendizagem. Todavia, os(as) professores(as) demonstraram dificuldades em explicar alguns temas, como o planejamento e o uso dos resultados da avaliação. A partir desse estudo, espera-se contribuir com a ampliação dos debates sobre as práticas de avaliação no contexto escolar angolano. |
| Descrição: | LOPES, Anselmo Vieira. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores em Sambizanga - Luanda. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2025. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7616 |
| Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_arti_anselmolopes.pdf | 2025_arti_anselmolopes.pdf | 504,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.