Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/598
Title: Sociolinguística, variação e ensino:
Other Titles: correlações entre as concepções do professor e o livro didático
Authors: Silva, Lúcio Cesar Oliveira
Keywords: Sociolinguística
Issue Date: 2017
Citation: Silva, L.C.O.(2017)
Abstract: Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção- CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/598
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lúcio Cesar Oliveira Silva.pdf425,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.