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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/598
Título: | Sociolinguística, variação e ensino: |
Título(s) alternativo(s): | correlações entre as concepções do professor e o livro didático |
Autor(es): | Silva, Lúcio Cesar Oliveira |
Palavras-chave: | Sociolinguística |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | Silva, L.C.O.(2017) |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção- CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/598 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
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