Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/598
Título : Sociolinguística, variação e ensino:
Otros títulos : correlações entre as concepções do professor e o livro didático
Autor : Silva, Lúcio Cesar Oliveira
Palabras clave : Sociolinguística
Fecha de publicación : 2017
Citación : Silva, L.C.O.(2017)
Resumen : Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção- CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/598
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Lúcio Cesar Oliveira Silva.pdf425,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.